28 de fev. de 2011

Acalentando Sonhos (por Tássio Revelat) - Pedagogia Waldorf



            Foi realizado no dia 26/02 às 9 h, na escola Acalento, uma importante palestra ministrada pelo Dr. Paulo Tavares. Esse evento fez parte de um ciclo de palestras que está sendo desenvolvido na escola com o tema: Família, Saúde e escola. O Dr. Paulo Tavares abordou dois temas à luz da pedagogia Waldorf, foram eles: O médico escolar e a maturidade para iniciar o ensino fundamental.
            A Pedagogia Waldorf é um dos desenvolvimentos das teorias de Steiner, além da medicina antroposófica e a agricultura biodinâmica.
            Introduzida por Rudolf Steiner em 1919, em Estugarda, Alemanha, uma das principais características da pedagogia é o embasamento na concepção de desenvolvimento integral do ser humano, criada pelo próprio Steiner, que leva em conta as diferentes características e estágios de desenvolvimento das crianças e jovens, segundo sua idade aproximada.            
            Para atingir a formação do ser humano, a pedagogia atua no desenvolvimento físico, anímico e espiritual do discente, incentivando o querer (agir) por meio da atividade corpórea da Pedagogia Waldorf. O sentir é estimulado na constante abordagem artística e nas atividades artesanais específicas para cada idade. O pensar é cultivado paulatinamente, desde a imaginação incentivada por meio de contos, lendas e mitos – no início da escolaridade –, até o pensar abstrato rigorosamente científico do Ensino Médio (colegial).
           Uma das características marcantes da Pedagogia Waldorf é o fato de não cultivar precocemente o pensar abstrato (intelectual), pois, segundo Dr. Paulo Tavares a energia que a criança estaria usando para o desenvolvimento das estruturas do cérebro seria transferida para o exercício do pensamento abstrato. Portanto, as consequências desse desenvolvimento intelectual precoce nas crianças, processo de alfabetização por exemplo, conduz a uma cristalização das estruturais cerebrais, o que pode causar no futuro doenças degenerativas no sistema nervoso, além da falta de criatividade.Na perspectiva da escola acalento  os tempos biológicos da criança precisam ser respeitados, elas precisam de um tempo suficiente para imaginar, sonhar e brincar. Segundo o Educador a Pedagogia Waldorf está alicerçada no principio do Amor e só através dele o educador pode transmitir a sua humanidade para as crianças. “Essas crianças aprendem a aprender, elas vão muito além daquilo que está posto no quadro, elas conseguem criar novas ideias e reformular conceitos ”, pontua o educador ao demonstrar o êxito que as crianças obtém quando vão estudar em outras escolas.
         Os professores e funcionários da escola ouviram com entusiasmo a palestra do Dr. Paulo Tavares, tanto eles quanto o pesquisador sinalizaram que muitos estudantes formados pela pedagogia Waldorf ocupam hoje um lugar de destaque na sociedade, comprovando a eficiência do método.

Tássio Revelat ( Historiador, Pós-graduado em Docência do Ensino Superior e Gestor Cultural )

Nenhum comentário:

Postar um comentário