Programa para Professores em exercício na Educação Infantil
O Proinfantil é um curso em nível médio, a distância, na modalidade Normal. Destina-se aos professores da educação infantil em exercício nas creches e pré-escolas das redes públicas – municipais e estaduais – e da rede privada sem fins lucrativos – comunitárias, filantrópicas ou confessionais – conveniadas ou não.
O curso, com duração de dois anos, tem o objetivo de valorizar o magistério e oferecer condições de crescimento profissional ao professor.
Com material pedagógico específico para a educação a distância, o curso tem a metodologia de apoio à aprendizagem em um sistema de comunicação que permite ao professor cursista obter informações, socializar seus conhecimentos, compartilhar e esclarecer suas dúvidas, recebendo assim uma formação consistente.
Ao final do curso, o professor será capaz de dominar os instrumentos necessários para o desempenho de suas funções e desenvolver metodologias e estratégias de intervenção pedagógicas adequadas às crianças.
Coordenação Estadual/Bahia - Miliane de Lemos Vieira(Miliane Tahira)
Programa com a participação da UFBA/UFMS e gereciado pela SEC/IAT que leva a formação para os municípios demandantes.
PACTO
É uma ação que faz parte de uma das dez diretrizes designadas pelo Governo Estadual no TODOS PELA ESCOLA. A primiera ação visa alfabetizar todas as crianças baianas na idade certa, ou seja, até os oito anos de idade, e é justamente essa que o PACTO pretende assegurar. Teve início em 2011, com a alfabetização de Lingua Portuguesa e hoje contempla 329 municípios envolvidos.
Desde o começo do Projeto Miliane Tahira foi convidada a integrar a Equipe como formadora de municípios envolvidos, sendo nessa época responsável - junto com Railda Bispo- por 22 deles, compreendendo as DIREC de Amargosa, Santo Antonio de Jesus e Valença.
Entretanto, em 2012, a Bahia percebeu a necessidade de criar o eixo de alfabetização matemática no que foi convidada para assumir a coordenação imediata.
O Proposta Didática para alfabetizar letrando é da autoria de Amália Simmoneti - UFCE e a Proposta de Alfabetização Matemática é da autoria de doutores da UESC/UESB/UNICAMP
O PACTO compreende três eixos: Gestão, Formação e Avaliação.
A Coordenação geral do eixo de formação é de Nadja Amado. Miliane assume a fução de Articuladora Pedagógica da Equipe de Formadores Estaduais e em 2014, com a integração do Programa Estadual com o Federal Pnaic, tornou-se também supervisora dos Polos de Salvador e Região Metropolitana.
NEI
Núcleo de educação Infantil - COAPEM
O Núcleo de Educação Infantil foi inaugurado dentro da Estrutura do Estado da Bahia em 2015, como parte da estrutura da COAPEM (Coordenação de Apoio a Educação Municipal).
PROJETO DE EXTENSÃO CONHECIMENTO E MOVIMENTO - A ARTE COMO VEÍCULO DE INCLUSÃO SOCIAL
De autoria de Miliane Tahira e Tássio Revelat, foi aprovado pelo Departamento da FACED/UFBA e aplicado nessa Instituição em 2011, pelo GEPEMAE.
Tal Projeto visa (re) encantar a educação por meio de práticas arte educativas, promovendo o conhecimento por meio do movimento que é o sentido incessante da própria vida.
Da prática e empirismo à construção de conceitos... o movimento está em tudo e por meio dele construimos conhecimentos mais palpáveis e significativos, dos quais não nos esquecemos. Nos tocamos, afetamos e compreendemos o mundo.
A arte como fornecedora de linguagens projetivas facilita a inclusão de todos os seres e saberes. Nesse curso, são utilizados dois recursos artisticos mais amiúde: a dança do ventre e a poesia.
O público-alvo envolveu toda a comunidade e entes da Universidade: discentes, docentes e funcionários.
O Projeto está aberto a outras Instituições de Ensino Superior e médio.
PROJETO DE EXTENSÃO CONHECIMENTO E MOVIMENTO - O CORPO DANÇANTE COMO RESGATE ALQUÍMICO DE SABERES ANCESTRAIS
Em breve, na UNIME.
Projeto Corpos Femininos e Vozes Interiores
Projeto Corpo e Identidade da Mulher:
Da constituição subjetiva a desigualdade entre gêneros - estudos e Proposições
Ministra plaestras e cursos sobre os temas transversais da Educação(diretos ou indiretos), especialmente sexualidade, arte educação, inclusão educacional, orientação profissional; ética.
Preconiza a educação a partir dos valores humanos; trabalhando com formação de professores, entes educacionais, pais, comunidades e alunos!
ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL - SUPERVISÃO EM ESCOLAS
Atua como psicóloga escolar, supervisora e orientadora educacional em escolas, na vertente de fortalecimento da aprendizagem das crianças por meio de avaliação do processo das crianças, alinhamento do corpo técnico, atendimento aos pais e formação de professores.
Atualmente atua na Creche Escola Colina dos Sonhos e Villa Criar.