Idealizado por Tássio Revelat(Tássio Simões Cardoso), o Projeto Amantes do Conhecimento objetiva inserir no curriculo/prática das Escolas e Instituições de Lauro de Freitas os valores humanos, resgatando os princípios que norteiam o essencial em cada vida nesse planeta.
Por meio da arte pretente incluir socialmente crianças e adolescentes, resgatando sua cidadania, bem como incorporá-los a história do seu município resgatando dados sobre a origem/memórias de Santo Amaro de Ipitanga (antigo nome de Lauro de Freitas)
Vejam abaixo a publicação do empresário Coriolano(Barraca da Gávea/situada nesse município), sobre a necessidade de investimento desse projeto, bem como links para mairo conhecimento da proposta.
Um convite à reflexão por Coriolano Oliveira Filho
terça-feira, 04/10/2011
Link de fotos: http://artistasdesantoamarodeipitanga.ning.com/photo
A Barraca da Gávea no decurso da sua História, 24 anos na Orla de Villas do Atlântico, já apoio e patrocinou vários projetos sócio-culturais de grande relevância social para o município de Lauro de Freitas. Mas nesse momento pretendo falar do projeto Amantes do Conhecimento.
Conheci esse projeto na sua primeira ação, desenvolvida na Escola Estadual Kleber Pacheco ( Portão), e fiquei impressionado com a capacidade dos Amantes do Conhecimento, pois, eles ( artistas e estudantes vinculados ao projeto) desenvolveram primorosas apresentações de poesia, dança, teatro e música diante de uma estrutura física bem limitada.
A determinação, alegria e o talento foram e são fatores preponderantes na superação dos obstáculos. Mesmo com recursos limitados os Amantes do Conhecimento organizaram dentro de algumas escolas públicas de Lauro de Freitas eventos de qualidade. Afinal, foi por meio do projeto Amantes do Conhecimento que muitos estudantes tiveram a oportunidade de conhecer a produção de artistas locais, além de demonstrarem os seus próprios talentos. Foi mediante as ações do projeto que muitos alunos da escola pública entraram em contato com a poesia Tudina e os livros do professor Gildásio Freitas. Muitos criticam a situação atual da educação pública, mas poucos fazem alguma coisa para reverter o quadro.
Como cidadão, parceiro, amigo, venho acompanhando as ações desafiadoras dos Amantes do Conhecimento, jovens guerreiros e sonhadores. Atualmente o projeto Amantes do Conhecimento é desenvolvido nas Aldeias SOS e através dele são oferecidos para as crianças dessa ONG, cursos de Yoga, Dança, literatura e teatro. Mais de 50 crianças no momento estão sendo beneficiadas! Precisamos mobilizar parceiros do poder empresarial e do poder público para ampliar as ações desse importante projeto, que tem como princípios básicos os Valores Humanos: PAZ, AMOR, VERDADE E RETIDÃO.
Uma cidade como a nossa, que tem ultrapassado ou superado os indicadores de desenvolvimento nacional, não poderá se manter forte, se não apoiar projetos dessa magnitude. É necessário sensibilizar a classe empresarial, hoje responsável pelo desenvolvimento sócio-econômico do município, a ter visão ou consciência que investir em cultura é um bom negócio e tem retorno garantido.
E como forma de retorno garantido, sugerimos um olhar mais justo a esses abnegados empreendedores de políticas culturais e sociais.
Os Amantes do Conhecimento oferecem para os possíveis patrocinadores apoio na organização de eventos, divulgação do logotipo da empresa na Rede Social dos Amantes do Conhecimento e em outros sites ( O Café com Notícias entre como parceiro) e divulgação da empresa nos eventos organizados pelo próprio grupo em Universidades, Escolas e espaços culturais. Conheçam a História do projeto:
Oficinas Amantes do Conhecimento: A arte como uma forma de Inclusão Social:
http://www.cafecomnoticias.com.br/oficinas-amantes-do-conhecimento-a-arte-como-um-forma-de-inclusao-social/
Amantes do Conhecimento: O ensino-aprendizagem através da arte:
http://www.cafecomnoticias.com.br/amantes-do-conhecimento-o-ensino-aprendizagem-atraves-da-arte/
Amantes do Conhecimento: Estórias, Ritmos e Mitos de uma arte ipitanguense:
http://www.cafecomnoticias.com.br/amantes-do-conhecimento-estorias-ritmos-e-mitos-de-uma-arte-ipitanguense-2/
Projeto Amantes do Conhecimento nas Escolas ( As primeiras ações ):
Participação dos estudantes:
http://www.youtube.com/watch?v=aTsrGf-Qy1w&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=VuY3fljeJOc
Projeto Amantes do Conhecimento:
http://artistasdesantoamarodeipitanga.ning.com/
eu ainda vou ver meu blog assim, cheio de coisas muuuuuito legais!
ResponderExcluirto de longe mas to de olho...
bj e saudade!
"A menor distância esntre dois pontos é a intenção" nossa intencionalidade educacional, espiritual, política e social é semelhante, por isso a distância é apenas ilusão dos nossos humanos olhos!!!Saudades!!!!! Mili
ResponderExcluir