15 de out. de 2013

Feliz dia do Professor

Nossa missão de educar (para fora e para dentro) abrange um princípio muito maior do que conteúdos descontextualizados e distanciados da vida/mundo. Feliz compromisso!!!!!

                                                                                               
 
O ser humano vivência a si mesmo, seus pensamentos como algo separado do resto do universo - numa espécie de ilusão de ótica de sua consciência. E essa ilusão é uma espécie de prisão que nos restringe a nossos desejos pessoais, conceitos e ao afeto por pessoas mais próximas. Nossa principal tarefa é a de nos livrarmos dessa prisão, ampliando o nosso círculo de compaixão, para que ele abranja todos os seres vivos e toda a natureza em sua beleza. Ninguém conseguirá alcançar completamente esse objetivo, mas lutar pela sua realização já é por si só parte de nossa liberação e o alicerce de nossa segurança interior.


2 de out. de 2013

Retorno às aulas de dança do ventre




Queridas alunas, colegas e aspirantes,

Quem conhece a minha estrada ao longo desses dezessete anos de dança do ventre, sabe da minha militância pela expressão e difusão dessa arte, com o respeito que ela merece. Longe de mim um olhar puritano, mas perto de mim um olhar amplificado, em que percebo nessa sagrada arte, um processo de reconhecimento que resgata toda a h...istória negada e retirada do feminino enquanto força, princípio e potencial de integração energética para a nossa vivência planetária, individual e coletiva .

Urge retomarmos a nossa história ancestral, onde reconheceremos também pela via de
sentido sensorial a nossa força,intuição, amorosidade ,poder de transformação.

Urge devolvermos a nós e ao planeta a energia colaborativa e valorosa da receptividade, união e entendimento de si, do outro, do mundo.

Urge (re)conhecer nossos antepassados presentificados em nossa memória filogenética pela linguagem dançada.

Hoje busco, como pesquisadora, amante, professora , terapeuta e praticante, estreitar os laços entre as culturas e saberes que são construídos e (re)construídos todos os dias.

Por isso convido a todos e todas para uma aula experimental. Até lá

Abraços.

Miliane Tahira

Curso de Extensão Conhecimento e Movimento: O corpo dançante como resgate alquímico de saberes ancestrais

CURSO DE EXTENSÃO

Conhecimento e Movimento: O corpo dançante como resgate alquímico de saberes ancestrais....

O pensamento racionalista fragmenta a aprendizagem do educando e sujeito que interage de forma limitada, e muitas vezes, automatizada. A ampliação da consciência do sujeito sobre si, e consequentemente, sobre o mundo, por meio de recursos projetivos como a arte e o lúdico, promovem uma ampliação de níveis de consciência pouco explorados, em aulas tradicionais e teorizantes que visam a exploração do conteúdo, em detrimento do corpo e do conhecimento empírico. Urge acordar as histórias individuais e coletivas do indivíduo possibilitando um resgate de saberes ancestrais e inconscientes sobre si, seu grupo e seu mundo, para atuar de forma mais consciente e consistente em seu meio sócio histórico cultural.

OBJETIVO GERAL

Introduzir a linguagem da Dançaterapia como recurso mediador na construção do conhecimento interdisciplinar sobre si e sobre o mundo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Possibilitar o contato com um recurso arte educativo, a partir de novos paradigmas educacionais.
Promover o contato com os arquétipos da Mitologia Grega.
Acessar os conhecimentos indígenas da cultura dos Kari-xoco e Fulnior, articulando-os com a nossa história ancestral trazida pela dança oriental sumeriana e egípcia.

Destinatários: Psicólogos, Assistentes Sociais, Educadores, Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais e alunos das respectivos áreas que estejam cursando na UNIME e em outras instituições.