10 de fev de 2016

Sobre Shiva - Mitologia Hindu

O que é Shiva:


Shiva é um dos deuses supremos do hinduísmo, conhecido também como "o destruidor e regenerador" da energia vital; significa o "benéfico", aquele que faz o bem.
Shiva também é considerado o criador do Yoga (Ioga), devido ao seu poder de gerar transformações, físicas e emocionais, em quem pratica a atividade.
De acordo com a doutrina hindu, o deus Shiva pertence à uma Trindade chamada de Trimûrti, formada por Brahma, o deus da criação; Vishnu, o deus da preservação; e Shiva, como o deus da "destruição e regeneração". Fazendo uma comparação a Santíssima Trindade no catolicismo, por exemplo, Brahma seria o "Pai", Vishnu o "Filho", e Shiva o equivalente ao "Espírito Santo".
Shiva é representado por uma figura masculina, normalmente sentado na posição de lótus (com as pernas cruzadas) e caracterizado por possuir quatro braços: dois pousados sobre as pernas, o terceiro segurando um tridente (trichula, que simboliza a trindade Trimûrti), e o quarto está esticado a altura do peito com a mão aberta em sinal de bênção.
Na cabeça do deus Shiva existe um jarro de água, que representa o poder deste elemento natural que foi concedido aos homens, e que segundo os hindus simboliza o rio Ganges, na Índia. Sob a cabeça de Shiva ainda está uma lua crescente, que quer dizer a renovação constante da natureza.
Segundo a lenda, Shiva nunca cortava os seus longos cabelos, que seriam a fonte de todo o seu poder e energia.
Na testa, a figura mitológica do deus Shiva tem um terceiro olho (conhecido como o "Olho de Shiva") que simboliza a inteligência e o fogo destrutivo da renovação.
O deus Shiva, quando aparece acompanhado de Parvati, sua esposa (shakti), possui também a simbologia do "dualismo do Universo", do "masculino" e do "feminino" em união. Ou seja, Shiva também é o deus da fertilidade, quando apresentado com Parvati.
Como deus da fertilidade, Shiva é representado pelo Linga (órgão reprodutor masculino) e Parvati pelo Yoni (órgão reprodutor feminino). O "Shiva linga" simboliza a materialização da energia vital que existe dentro do corpo de todo o ser vivo.
Shiva e Parvati tiveram um filho chamada Ganesha, um deus muito adorado na Índia e que, segundo o Hinduísmo, traz fortuna e riquezas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário