MILIANE DE LEMOS VIEIRA
TASSIO SIMÕES CARDOSO
EIXO: 12. PSICOLOGIA, APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO: ASPECTOS PSICOPEDAGÓGICOS E PSICOSSOCIAIS
RESUMO
Este artigo explora a Teoria das Representações Sociais trazida por Serge Moscovici e as convergências conceituais
desta com o campo de Significados e Sentidos trazidos por Lev Vigotiski, articulando-os com o processo de leitura de
mundo. Entendendo que o sujeito está imerso em símbolos culturais e representações e situado historicamente em
um mundo de linguagem, a realidade em que está situado passa a ser apreendida por ele de diversas formas,
tornando-se leitor deste espaço social. Desta forma pretendemos minimizar, por meio deste estudo bibliográfico, a
dualidade entre indivíduo e sociedade entendendo que há fatores que estruturam o universo social, sem negar a
participação subjetiva, bem como referendar a importância desse estudo no campo da educação, fortalecendo a
política de formação continuada de professores e a qualificação da prática docente, instituições e comunidade.
Palavras-Chave: Teoria das representações sociais. Sentidos. Significados.
Artigo completo no link:
http://anais.educonse.com.br/2017/entre_representacoes_sociais_sentidos_e_significados_conceitos_co.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário