19 de jan. de 2011

Deméter - Estudando as Deusas Gregas e seu correspondente simbólico no inconsciente feminino

Deméter



                                          O Arquétipo da mulher maternal



Deusa da fecundidade, fertilidade e regeneração. É o aspecto da mulher que cuida, alimenta e acolhe. A mulher que apresenta esse arquétipo demonstra reservas aparentemente inesgotáveis de energia.

Deméter é mãe, mais que biológica, expressa uma atitude, maneira instintiva de cuidar de tudo que demonstra algum caráter de fragilidade. Aspecto dedicado, generoso, e às vezes abnegado do feminino.

Esta faceta, nem sempre representada,existe em maior ou menor grau em todo ser humano sob a fantasia da plenitude de um abraço tenro,um colo receptivo, meiguice e gratificação.

A exacerbação desse lado privaria a mulher das funções do próprio eu, vivendo exclusivamente o caráter maternal da relação.
Deméter é regida pelo amor, se perdendo no outro que assume a função de filho. Estando simbolicamente representada pela terra e natureza vegetativa.

Para os gregos era representada como a Deusa dos Cereais. Aquela que personifica os mistérios da semente, da força vital (necessidades do corpo, instintos básicos).

Tal instinto já pode ser observado desde cedo, em meninas brincando com bonecas. Tais meninas são extremamente identificadas com a mãe, independente de como esta seja.

Em parcerias amorosas, as mulheres com este arquétipo tenderá a escolher homens que assumam uma paternidade digna e confiável.

O símbolo principal da deusa era o feixe de trigo e uma única espiga de milho. Seu animal terrestre sagrado era o porco e o marinho o golfinho. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário