A dança do ventre para portadoras de necessidades especiais ou enfermidades.

 



Para falarmos de dança do ventre para Portadores de Necessidades Educativas Especias(incluindo nessa categoria, surdos, cegos, cadeirantes, transtornos de comportamentos dos mais diversos, dificuldades cognitivas e afins) , bem como enfermidades graves como pacientes com câncer e lúpos, estamos entrando na área da psicossomática e psicomotricidade, campos afins cujo eixo de encontro é o corpo.
A dança do ventre por sua estrutura articular de movimentos, reconhecimento de eixo, contração e relaxamento, promove, em sua estrutura uma infinidade de aspectos possibilitadores para esse reconhecimento corporal/motor, bem como possiblita um reencontro consigo, suas possibilidades e dificuldades.
O corpo, a mente, a respiração e a pulsação tão integrados ao processo vital, são muitas vezes elementos dos quais as pessoas se distanciam na correria de todos os dias; a consequência desse distanciamento são enfermidades, bloqueios e tensões; da mesma forma, a música e os movimentos cadenciados possiblitam uma formulação de tempo e espaço extemamente estruturante para quem possui necessidades educativas especiais que precisa de um fio norteador quanto a organização externa e interna.
Ao entrar em contato com elementos estruturantes  conduzidos por esta arte terapia haverá uma retomada de contato consigo, articulando-se com a consciência plena de existir e fazer parte do todo. Assim essa arte entra no rol das terapias alternativas tornando-se mais um instrumento possibilitador de saúde, consciência e bem estar.
Conduzida dessa forma ,esta arte tão antiga quanto a história da humanidade, torna-se um veículo de auto conhecimento, auto aceitação e elevação da auto estima, uma vez que integra as funções corporais e o reconhecimento de ser e estar no mundo, a incusão social, o reconhecimento do Grupo e o seu desenvolvimento como sujeito participativo do mesmo.
As imagens vão sendo potencializadas no corpo, resgatando construções psíquicas que a todo tempo serão ressignificadas, por existir o movimento como fator norteador e o professor como mediador nesse processo.
Ao tomar contato com esses princípios inerentes a si mesmo, o ser que pratica a dança do ventre a luz da dança terapia, promove um resgate de um estado possibilitador de perceber-se como inteiro dentro de suas dificuldades, pois reconhece suas potencialidades e limitações com a clara distinção de que os desafios fazem parte da existência, mas a conquista e auto superação é a real meta de todos que fazem parte da condição humana.
Miliane Tahira(Miliane de Lemos Vieira) –
*É focalizadora de Danças árabes e bailarina desde 1996.
*Possui graduação em PSICOLOGIA(UFBA)
*Especialista em Psicomotricidade clínica e Educacional,
*Terapeuta Reikina
*Coordena um Programa Educacional pelo Estado da Bahia em Parceria com o MEC e UFBA.
*Especialista em alfabetização/formadora do PACTO - Secretaria de Educação/ Ba
*Atendimento em psicomotricidade, psicoterapia e orientação vocacional
*Fundadora do Método Tarhira de Ensino e Aprendizagem