Aspectos Rizomáticos de uma Epistemologia do Educar por TássioRevelat
obs: Resumo de um artigo que foi encaminhado para algumas revistas e sites.
A formação e aprendizagem humana multidimensional que integra o pensar, o sentir e o agir, o denso e o sutil, é a linha-mestra das problemáticas levantadas nesse ensaio. Essa concepção sistêmica e complexa acerca da educação, um dos elementos basilares de uma epistemologia do educar, é uma linha de fuga em relação a um sistema educacional e cultural que tem como base a fragmentação, a hegemonia da racionalidade e a hierarquização do conhecimento. Esse ensaio pretende investigar como os principais princípios do pensamento científico clássico contribuíram e contribuem para a fragmentação do corpo/conhecimento e a inflexibilidade do currículo, bem como demonstrar a importância dos estudos da psicologia transpessoal como fundamentos da educação transdisciplinar.
A expressão “Artesania poética: Aspectos rizomáticos de uma epistemologia do educar” faz referência a uma tentativa de compreender as linhas e estruturas da construção de uma epistemologia do educar transdisciplinar, que preconiza o reconhecimento e a inter-relação dos níveis de realidade, a lógica do terceiro incluído e a complexidade. Essas linhas e estruturas não seguem nenhuma subordinação hierárquica, com base ou raiz dando origem a muitos ramos, mas pelo contrário, qualquer elemento pode afetar ou ser afetado por qualquer outro, tal como um Rizoma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário