30 de mar. de 2014

Por uma educação de respeito a homens e mulheres -por Miliane Tahira




Queridos e queridas, 

essa questão de gênero é gritante e perpassa as nossas relações sociais. Isso está na Gênese educacional e na história em que as mulheres foram conquistando direitos, mas não igualmente o respeito a seu corpo por ela e homens. O machismo existe e grita em nossa sociedade, mulheres e homens vêem o corpo da mulher como algo a ser consumido, por que? Por que desde pequenos são ensinamentos passados de que a mulher deve atrair os homens por seus dotes físicos, e, igualmente os homens aprendem a postura de que para ser aceito em seu grupo tem que ser conquistador, isso dá status e poder. Penso que é algo que nós, educadores, devemos estar atentos. Por isso e por tantas outras situações alarmantes é que a educação clama pelos valores humanos inseridos de forma transversal no currículo, Não se trata de ensino religioso e de mera moralidade, mas sim de princípios universais que norteiam a convivência humana de forma ética, íntegra e harmoniosa. Não podemos nos calar, temos que fazer a nossa parte e sabemos que como formadores de opinião podemos ser transformadores nesse sentido. A mulher e o homem devem ser respeitados como seres relacionais e não consumíveis, pois não somos objetos em nenhum dos lados. Essa posição é incômoda tanto para a mulher quanto para o homem, pois não é fácil ter que mostrar força, virilidade o tempo todo... precisamos educar... homens e mulheres podem e devem demonstrar emoção, afeto, integridade, muito além de uma sexualidade banalizada e sem profundidade... façamos a nossa parte!!!!

Miliane Tahira

28 de mar. de 2014

Projeto Teatro da Gente foi sucesso total


A temporada do Projeto Teatro da Gente (Secult - Lauro de Freitas) foi encerrada no dia 27 de março, em homenagem ao mês do circo e ao teatro. Essas duas linguagens foram trazidas ao público durante todo o dia em que são reverenciados os profissionais desses segmentos artísticos. 
A comunidade teve a oportunidade de ver belas apresentações. O Grupo Bambolê do ativista cultural Artêmio Luz fez apresentações que mobilizaram a cidade em várias localidades da região, durante todo o dia. Á Noite, apresentação do Grupo Revolução Teatral , sob direção de Rubenval Lopes de Meneses, deixando importantes contribuições aos jovens acerca dos conflitos comuns à adolescência. 

O projeto , que teve início dia 12 de março, contou com apresentações de grupos locais no Cine Teatro de Lauro de Freitas, tendo casa lotada durante toda a temporada. Os outros artistas e grupos que estiveram presentes durante esse período deixando ricas contribuições foram: 
Grupo da Polícia Militar com o espetáculo - Se não fosse a áfrica, 
CINCO contra UM, do talentoso ator Marcos Moreira
Marama do Grupo Ereoatá, 
Onde Nasce o Preconceito do Grupo Novo Caminho 
e Onofre, o Argentino do Arrocha de Gabriel Bandarrá. 
O projeto trouxe também uma rica Roda de diálogos sobre as tendências e perspectivas do Teatro em Lauro de freitas, contando com a participação de importantes ativistas como: Duzinho NeryTina Tude,Rubenval Lopes de Meneses, Artêmio, Fernando Marinho, Rangel, O secretário Alexandre Marques II e TássioTassio Revelat, esses três últimos da Secretaria de Cultura, onde foi idealizado e organizado todo o projeto. O segmento ficou muito satisfeito com essa iniciativa e seus desdobramentos, pois a cidade possui muitos grupos e artistas que precisam ser conhecidos e reconhecidos, bem como a população necessita de ter direito a inserção na cultura, com espetáculos de qualidade, favorecendo a transversalidade entre cultura e educação. Houve também a participação de escolas da comunidade, a exemplo das Escolas Nossa Senhora de Lourdes e Ana Lúcia Magalhães, além de contar com jovens de diversas regiões de Lauro de Freitas. Agradecimento a essa bela iniciativa e a todos que compareceram a esse show de cidadania.


Texto: Miliane Tahira

Imagem: Roda de Diálogos: Perspectivas e Tendências do Teatro em
Lauro de Freitas. Na foto: Artêmio, Tina Tude, Tássio Revelat, Fernando 
Marinho e Rubenval.
Foto retirada da página da Secretaria da Cultura de Lauro de Freitas - Facebook

]
Imagem: Peça teatral Cinco contra Um
Foto retirada da página da Secretaria da Cultura de Lauro de Freitas - Facebook

Imagem: Se não fosse a África do Grupo da Polícia Militar

Foto retirada da página da Secretaria da Cultura de Lauro de Freitas - Facebook


Imagem: Onde Nasce o Preconceito - Grupo Novo Caminho.
Foto retirada da página da Secretaria da Cultura de Lauro de Freitas - Facebook

Imagem:Marama - Grupo Ereoatá
Foto retirada da página da Secretaria da Cultura de Lauro de Freitas - Facebook


Foto de Secretaria de Cultura de Lauro de Freitas.
Imagem: Apresentação da peça Onofre, O Argentino do Arrocha.
Foto retirada da página da Secretaria da Cultura de Lauro de Freitas - Facebook

 Imagem: Apresentação do Grupo Revolução Teatral  (acima) e abaixo intervenções circences do Grupo Bambolê                                      
Foto retirada da página da Secretaria da Cultura de Lauro de Freitas - Facebook

8 de mar. de 2014

Mulher: Parabéns




"Temos a delicadeza das flores,
A força de ser mãe,
O carinho de ser esposa,
A reciprocidade de ser amiga,
A paixão de ser amante,
E o amor por ser mulher!

Feliz Dia da Mulher!"
(autor desconhecido)