A Pedagogia Waldorf e
a participação dos pais no processo educativo das crianças
Por Miliane de Lemos
Vieira (Tahira)
Criada por Rudolf Steiner, a
pedagogia Waldorf é alicerçada na antroposofia e guarda os princípios desta
quando concebe o homem como ser físico-anímico-espiritual. Portanto a educação
destinada às crianças é concebida como uma harmonização do educando consigo,
com seu grupo e com a natureza na qual é integrado.
Dentre inúmeros aspectos
diferenciais que a distingue da pedagogia tradicional e, também das
metodologias mais difundidas atualmente como o construtivismo e
sóciointeracionismo está a participação e papel dos pais na rotina educacional
das crianças e ainda, na criação e manutenção da própria escola.
O primeiro ponto que cabe destacar
é que, dentro dessa perspectiva de ensino, a Escola deve ser mantida pelos
próprios pais, ancorados nos princípios que a norteiam. Para isso é fundada uma
Associação de Pais que é o corpo soberano da Instituição. Isso evita uma
comercialização desnecessária e faz com que as principais decisões sejam
tomadas pelos pais, zelando pelo interesse educacional de seus filhos e toda comunidade
estudantil. Além da Associação existe o corpo gestor e o corpo pedagógico,
entendendo como situados nessa esfera, todos os profissionais que lidam diretamente
com a criança incluindo além da professora, auxiliares, merendeira, porteiro
etc.
Existe uma estreita relação entre
pais e professores Waldorf, como sinaliza o texto retirado da Escola Jardim das
Amoras(2015),
Os educadores
devem trabalhar em conjunto com as famílias, pois as escolas Waldorf têm como
meta básica fazer com que os pais acompanhem de perto o desenvolvimento de seus
filhos. Escola e família trabalham conscientemente para a formação harmoniosa
das crianças. Para isso, desde o momento da matrícula, a escola deverá deixar
bem claro aos pais qual é a proposta pedagógica. Os pais, então, de posse desse
material, poderão refletir e tomar uma decisão consciente sobre a futura
educação de seus filhos, participando assim, ativamente, desse processo.
Além das atividades relacionadas com os Projetos que correspondem a
etapas rítmicas, respeitando o movimento de expansão e contração do cosmos, a
Escola Waldorf conta também com eventos em que os pais têm a participação
efetiva como bazar e mutirões, bem como etapas comemorativas durante o ano.
O mutirão é uma forma dos pais zelarem pela Escola na companhia de seus
filhos, fazendo reparos e cuidando do ambiente que acolhe suas crianças, isso
gera um exemplo muito bom para as crianças, pois permite que elas tenham a
mesma atitude perante a comunidade escolar, bem como traz uma sensação de
pertencimento ao local onde estuda e dedica parte de sua vida.
Abaixo fotos de algumas ações realizadas no mutirão que aconteceu no dia 31 de janeiro de 2015, na Escola Jequitibá, situada no Município
de Lauro de Freitas, no Bairro de Buraquinho.
Montagem cerca
Manutenção do computador
Madeira doada para reforma do galinheiro
Madeira doada para reforma do galinheiro 2
Criança dormindo
Reforma de mesas
Pintura escola
Troca da areia
Contatos da Escola Jequitibá:
Tel:(71)3026 2144
contato@escolajequitiba.com
www.escolajequitiba.com
Referência bibliográfica: http://www.jardimdasamoras.com.br/principios.htm, acessado em 02
de janeiro de 2015.
Nenhum comentário:
Postar um comentário