3 de fev de 2015

A Pedagogia Waldorf e a participação dos pais no processo educativo das crianças

A Pedagogia Waldorf e a participação dos pais no processo educativo das crianças

Por Miliane de Lemos Vieira (Tahira)

Criada por Rudolf Steiner, a pedagogia Waldorf é alicerçada na antroposofia e guarda os princípios desta quando concebe o homem como ser físico-anímico-espiritual. Portanto a educação destinada às crianças é concebida como uma harmonização do educando consigo, com seu grupo e com a natureza na qual é integrado.
Dentre inúmeros aspectos diferenciais que a distingue da pedagogia tradicional e, também das metodologias mais difundidas atualmente como o construtivismo e sóciointeracionismo está a participação e papel dos pais na rotina educacional das crianças e ainda, na criação e manutenção da própria escola.
O primeiro ponto que cabe destacar é que, dentro dessa perspectiva de ensino, a Escola deve ser mantida pelos próprios pais, ancorados nos princípios que a norteiam. Para isso é fundada uma Associação de Pais que é o corpo soberano da Instituição. Isso evita uma comercialização desnecessária e faz com que as principais decisões sejam tomadas pelos pais, zelando pelo interesse educacional de seus filhos e toda comunidade estudantil. Além da Associação existe o corpo gestor e o corpo pedagógico, entendendo como situados nessa esfera, todos os profissionais que lidam diretamente com a criança incluindo além da professora, auxiliares, merendeira, porteiro etc.
Existe uma estreita relação entre pais e professores Waldorf, como sinaliza o texto retirado da Escola Jardim das Amoras(2015),

Os educadores devem trabalhar em conjunto com as famílias, pois as escolas Waldorf têm como meta básica fazer com que os pais acompanhem de perto o desenvolvimento de seus filhos. Escola e família trabalham conscientemente para a formação harmoniosa das crianças. Para isso, desde o momento da matrícula, a escola deverá deixar bem claro aos pais qual é a proposta pedagógica. Os pais, então, de posse desse material, poderão refletir e tomar uma decisão consciente sobre a futura educação de seus filhos, participando assim, ativamente, desse processo.

Além das atividades relacionadas com os Projetos que correspondem a etapas rítmicas, respeitando o movimento de expansão e contração do cosmos, a Escola Waldorf conta também com eventos em que os pais têm a participação efetiva como bazar e mutirões, bem como etapas comemorativas durante o ano.

O mutirão é uma forma dos pais zelarem pela Escola na companhia de seus filhos, fazendo reparos e cuidando do ambiente que acolhe suas crianças, isso gera um exemplo muito bom para as crianças, pois permite que elas tenham a mesma atitude perante a comunidade escolar, bem como traz uma sensação de pertencimento ao local onde estuda e dedica parte de sua vida.

Abaixo fotos de algumas ações realizadas no mutirão que aconteceu no dia 31 de janeiro de 2015, na Escola Jequitibá, situada no Município de Lauro de Freitas, no Bairro de Buraquinho.

                                                        Montagem cerca
                                                                       
                                                   Manutenção do computador

                                    Madeira doada para reforma do galinheiro

                                              Madeira doada para reforma do galinheiro 2

                                                             Criança dormindo

                                                    Reforma de mesas

                                        Pintura escola

                                                                                                           Troca da areia

Contatos da Escola Jequitibá:
Tel:(71)3026 2144
contato@escolajequitiba.com
www.escolajequitiba.com



Referência bibliográfica: http://www.jardimdasamoras.com.br/principios.htm, acessado em 02 de janeiro de 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário