1 de out. de 2015

A SIGNIFICAÇÃO CONCEITUAL NO INÍCIO DA ESCOLARIZAÇÃO DAS CRIANÇAS - Trecho


A SIGNIFICAÇÃO CONCEITUAL NO INÍCIO DA ESCOLARIZAÇÃO DAS CRIANÇAS - Trecho

Flávia Burdzinski de Souza1
Otávio Aloisio Maldaner2
Unijuí - RS


RESUMO:
Este texto busca refletir sobre a significação de conceitos envolvida no processo pedagógico do desenvolvimento de um projeto sobre barcos com alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. A análise entre os dados empíricos e teóricos ressalta a importância do trabalho intencional, mediado e potencial que a escola desempenha na aprendizagem dos alunos, pois na medida em que os sujeitos aprendem novos conhecimentos/conceitos, evoluem no seu modo de pensar, ser e agir desenvolvendo assim processos mentais dos quais não tinham consciência anteriormente. Aprender impulsiona de forma significativa o desenvolvimento, aspecto ressaltado primeiramente pelo presente texto, através da discussão e reflexão da importância do saber escolar para o desenvolvimento cognitivo do aluno. Apresentando as fases propostas por Vygotsky, o desenvolvimento do pensamento conceitual é discutido na sequência do texto. E para finalizar faz-se a discussão de episódios do trabalho com o projeto: “Viagem de Barco”, momentos em que a significação de conceitos científicos/escolares foram desenvolvidos.
Palavras-Chave: Significação conceitual. Aprendizagem. Desenvolvimento. Projeto.

(...)

“O conceito tem uma história de desenvolvimento muito longa (...) o próprio ingresso na escola, significa para a criança, um caminho interessantíssimo e novo no desenvolvimento de seus conceitos” (Vygotsky, 2001, p. 523-524).

Um conceito demora a se desenvolver completamente e significativamente para a criança. É na escola que esse caminho de desenvolvimento toma rumo e ganha interesse para a pesquisa, pois trazendo o conhecimento para um meio formal a criança é provocada a pensar de maneira diferente sobre aquilo que realiza, passa a estar atenta para as atividades mentais mais complexas.

Os conceitos elaborados pelas crianças nos anos iniciais de escolarização servirão como base para a construção de outros, mais complexos, nas séries seguintes. Entender a trajetória do desenvolvimento dos conceitos em idade escolar é fundamental para compreender como a criança se apropria e interage em meio às aprendizagens escolares.

(...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário