2 de fev. de 2018

Macro e micro: Introdução a uma visão abrangente da realidade - Rafael Costa

Macro e micro: Introdução a uma visão abrangente da realidade


O universo macroscópico é estudado através da teoria da relatividade especial e geral [Einstein] ela descreve o comportamento dos sistemas solares, das galáxias, dos buracos negros, do universo. Em contrapartida, o universo microscópico é estudado pela mecânica quântica [Born, Heisenberg, Schrödinger, entre outros] que descreve o comportamento das moléculas, dos átomos, das partículas subatômicas, do universo do muito pequeno. O primeiro se alicerça em dois princípios. O da relatividade [relatividade especial] e o da equivalência [relatividade geral]. O segundo é regido pelo principio da incerteza [mecânica quântica]. O principio da relatividade diz que as leis da física são iguais para todos os referenciais e que um observador em repouso pode dizer que outro está em movimento [movimento uniforme] e a recíproca é valida. O principio da equivalência diz que não é possível distinguir entre movimento acelerado e gravidade, este é uma generalização do principio da relatividade. O principio da incerteza diz que quanto mais queiramos saber a posição de uma partícula menos saberemos sobre sua velocidade e a recíproca é valida. Ambas as teorias surgiram no inicio do séc. XX e vieram para revolucionar a visão humana sobre a realidade.
Se o pensamento da sociedade contemporânea teve, em parte, influência das revoluções filosóficas [Descartes] e cientificas [Newton] do séc. XVII. Espera-se que as revoluções científicas atuais projetem uma revolução filosófica e constitua o pensamento da sociedade futura [não quer dizer que necessariamente será assim]. O detalhe sutil é que no sec. XVII a revolução filosófica [Descartes] precedeu a científica [Newton] e hoje a ciência precede a filosofia. Mas que diferença isso faz na nossa vida?
A maneira como enxergamos a realidade muda. Percebemos que fazemos parte de um todo maior [cosmogenese]. Todos nos emergimos {cerca de um centésimo milionésimo de segundo depois do big-bang as coisas haviam esfriado o suficiente para que os quarks pudessem organizar-se em grupos de três formando os prótons e os nêutrons [a matéria estava se constituindo]} do mesmo ponto primordial que inflou e explodiu [Big-bang]. A teoria previa que se a grande explosão houvesse ocorrido o universo atual deveria estar envolto de maneira uniforme por fótons primordiais. E qual não foi a surpresa da comunidade científica internacional quando em 1965, Arno Penzias e Robert Winson, na tentativa de resolver um problema de ruído nas antenas destinadas as comunicações via satélite por acidente detectaram a radiação primordial de fundo [na faixa de micro-ondas]. Comprovando a teoria do big-bang.
O tecido do espaço deforma-se com a matéria [contração de Lorenz] e o tempo anda devagar [dilatação temporal] foram essas percepções [Einsteinianas] que contribuíram para transformar a visão sobre espaço-tempo. Por sua vez, a mecânica quântica vem com as probabilidades. Por exemplo [isso é uma analogia], um rapaz conhece três garotas; Uma loira, uma morena e uma ruiva. Ele fica com todas ao mesmo tempo e por fim acaba escolhendo uma. Esse rapaz libertino é um exemplo das transições virtuais e reais quânticas. Antes dele tomar sua posição [escolha] final [transição real] ele estava em todas as posições possíveis [transição virtual]. O gato de Schrödinger [outra analogia]esta vivo se comer ração e esta morto se comer veneno, como ele esta numa caixa, ele tem as duas opções, contudo, se a caixa estiver fechada o gato esta vivo e morto ao mesmo tempo, agora, se a caixa estiver aberta dependerá... se você quiser que tenha ração o gato estará vivo... se você quiser que tenha veneno o gato estará morto... só depende de como você efetuará a observação. Essas são algumas implicações da teoria quântica.

Mas não é só isso. As teorias do macro e micro não são compatíveis entre si. Elas dão respostas diferentes para alguns fenômenos físicos [por exemplo: buraco-negro, vácuo...]. Então qual esta certa? Na busca por respostas surgiu uma teoria mais profunda capaz de integrar as duas. É a teoria das super-cordas. Essa teoria diz que as duas estão certas, mas o aspecto fundamental da matéria muda. Ou seja, as partículas fundamentais não são mais partículas [como bolinhas de gude] mas sim cordas. As cordas em seu aspecto fundamental [universo micro] vibram constituindo-se em mais dimensões [6 dimensões, por exemplo] em que estamos acostumados a lidar [largura,comprimento,altura e tempo]. No universo macro se constituem as “branas” são cordas gigante que tem aspecto estendido com três dimensões espaciais. E a natureza como ela é constituída segundo a teoria das cordas?
A natureza é constituída por quatro forças fundamentais: A força gravitacional [que nos mantém ligados a terra], a força eletromagnética [que impulsiona as telecomunicações, por exemplo], a força forte [que mantém os prótons unidos aos nêutrons] e a força fraca [media a desintegração radioativa espontânea]. Essas forças são chamadas de bósons [como na física quântica]. Por sua vez, a matéria está dividida em quarks e leptons [onde se encontra os elétrons]. E é denominada férmion [como na física quântica]. Os bósons e os férmions. Comportam-se como onda e/ou partículas [física quântica] e cordas [teoria das super-cordas]
A visão integrada da teoria da super-cordas não tira a importância da física quântica nem da relatividade, mas amplia os horizontes. A realidade a partir do aspecto da física moderna apresenta-se mais abrangente e profunda.

Rafael Costa
Hawking, Stephen - Uma breve historia do tempo
Greene, Brian - O universo elegante
Heisenberg, werner - A parte e o todo
Boff, Leonardo - Ecologia, grito da terra, grito dos pobres

Zohar, Danah - Sociedade Quântica

Nenhum comentário:

Postar um comentário