15 de set. de 2012

Lançado o site Café com Notícias - por Tássio Revelat e Coriolano - Confiram


Categorized | CulturaMemóriaPolítica

Memória, Turismo e negócios em Lauro de Freitas

Posted on 06 setembro 2012 by admin

Lauro de Freitas, antiga Santo Amaro de Ipitanga, completou no dia 31 de julho, 50 anos de emancipação política e administrativa. Com 163.414 habitantes ( IBGE-2010) é umas da cidades que mais cresce no estado.  Detentora do segundo maior Índice de Desenvolvimento Humano (0,771) da Bahia, considerada um dos municípios mais industrializados do Estado, ocupando a 3ª posição com apenas 59,95 km², Lauro de Freitas enfrenta as implicações sociais e ambientais do rápido e inesperado crescimento.
Nos discursos políticos, dentre vários temas, um ganha notoriedade: Plano de desenvolvimento Turístico. Acreditamos que propostas consistentes para  essa área devem passar pelo resgate da memória da cidade. O município  celebrou 50 anos de independência, mas pouco se sabe sobre a História de Lauro de Freitas.  Como pensar no turismo, seja como fonte de lazer ou para atrair negócios, se ainda não existem políticas públicas para resgatar e valorizar a História de Santo Amaro de Ipitanga ( antigo nome da cidade)? Como podemos atrair turistas sedentos de informação e conhecimento se os próprios moradores não conhecem que são as grandes personalidades históricas da cidade, os empreendedores, os artistas,  os grupos culturais?!
Uma das contra-partidas das várias universidades  aqui instaladas  deveria ser o incentivo à produção acadêmica sobre os aspectos culturais, históricos e geográficos de Lauro de Freitas. Nesse contexto, as Secretarias de Educação e Cultura poderiam apoiar por meio de editais ou outras ações,  projetos escolares que seguem essa linha. A construção de um museu e de bibliotecas de grande porte, certamente, fomentaria um maior debate sobre a(s) identidade(s) da cidade. Portanto, se essas ações não forem colocadas em prática pelos gestores e ficarem apenas como argumentos eleitoreiros, continuaremos com uma cidade sem identidade, sem atrativos turísticos e absolvida pela expansão de Salvador.
Tássio Revelat ( Historiador e pós-graduado em Docência do Ensino Superior)

Conteúdo relacionado
  1. Lauro de Freitas é fashion!
  2. Centro de Cultura de Lauro de Freitas continua com a exibição de filmes nacionais 16
  3. Lauro de Freitas: Quase meio século planejando…
  4. Bahia é principal destino turístico do país. Mas Lauro de Freitas não tem muito o que comemorar.

Leave

2 comentários:

  1. EXPOSIÇÃO de ARTISTAS VISUAIS TERMINAL TURISTICO.
    Entre elas: Tania Brandão, Arlete Marques,Rosemarian,Débora Fontes,Lina Miotta,Ana Cacau,Anubes Cetraz entre outras.
    Dia 08 de Março de 2013 Ás 13horas.
    Terminal Turistico de Portão

    ResponderExcluir
  2. As Artistas Visuais: Débora Fontes e Arlete Marques. Expõem suas OBRAS DE ARTES na Europa e no Brasil, desde 1970 até os dias de hoje. Podendo encontrar suas atividades no Blog: arte Débora Fontes e blog: Arlete Marques, bem como Google “ Débora Fontes pinturas e ou Arlete Marques angola”.
    A exposição apresentará o trabalho das duas artistas com diversos temas ANGOLA e BRASIL, Pintura em Óleo sobre tela e acrílica, as mesmas são co-curadoras da exposição, organizada pela Galeria de Artes DFAM.

    ResponderExcluir